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5 Maneiras de reter seus clientes cada vez mais

Publicado em 12/01/22

Philip Kotler dizia que o marketing deve ter uma relação de interdependência com todos os departamentos de uma empresa. "O marketing não pode ser visto apenas como um setor . Na verdade, esse setor deve funcionar como uma força de papel decisivo para o sucesso de um negócio."

“Kotler afirma também que reter clientes pode ser de 5 a 7 vezes mais econômico do que investir em novos clientes”. E em meio a pandemia a forma de consumo digital se tornou compulsória. E para se manter relevante em meio a tantas vendas online é importante se destacar, para isso reunimos algumas dicas que podem se adequar ao perfil da sua empresa e seu público, podendo ser bem úteis.

E convenhamos, o Marketing Digital pode ser uma alternativa mais econômica, ecológica e pode ser utilizado em vários contextos com ferramentas mais precisas, gerando mais resultados que outros meios.

1. Esteja disponível: Invista em canais de atendimento. Mostre ao cliente que você vai conseguir encontrá-lo. Dê respostas estratégicas no tempo correto utilizando email, whatsapp e chatbot mas não esqueça de manter as mensagens personalizadas.

2. Crie um canal para a resolução de problemas: Trabalhar de maneira remota exige mais confiança. Mostre ao cliente que mais do que realizar a venda você está disposto a resolver os problemas. Seja ágil para poder oferecer a melhor forma de ajudar o seu consumidor.

3. Crie opções: Descontos, delivery grátis, agilidade na entrega e novas formas de pagamento podem fidelizar seu cliente nesse período pós pandemia. Entenda seu público e viabilize o que mais for ajudar neste momento.

4. Mude a forma de vender: Como disse, vender de maneira remota exige confiança e neste momento informação é tão importante quanto divulgação. Aproveite as redes sociais para divulgar seus produtos; faça vídeos, tutoriais e consultorias. Esteja sempre na timeline do seu público.

5. Eduque: Não finja que não estamos vivendo este período pós pandêmico. Se seu produto ou serviço auxilia neste momento incorpore isso ao seu conteúdo. Informe sobre ações de prevenção que você está tomando e incentive seu cliente a fazer o mesmo. Deixe claro que sua empresa se adaptou ao momento.

Vale lembrar que após o distanciamento social, o consumidor esta cada vez mais adestrado a iniciar a compra de produtos e serviços através da internet e nesse momento ter um web site é essencial para poder apresentar seus produtos ou serviços de forma profissional

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