Os consumidores estão cada vez mais dependentes da internet para suas decisões de compra, e as empresas que não reconhecem essa realidade podem ficar para trás. Estar online, ser transparente e interagir com os clientes são estratégias essenciais para o sucesso nos negócios nos dias de hoje.
Neste mundo cada vez mais conectado, posicionar sua empresa no mercado digital é uma jogada estratégica que pode abrir portas para um crescimento significativo. Para auxiliá-lo nesse desafio, apresentamos algumas estratégias práticas que irão impulsionar sua presença online e gerar resultados positivos pois se sua empresa não está online, ela praticamente, não existe.
De acordo com um estudo da PwC, cerca de 78% dos consumidores afirmam que as avaliações e recomendações online têm um impacto significativo em suas decisões de compra. Isso significa que, para muitos, a internet se tornou o guia de confiança para escolher produtos e serviços. Além disso, a pesquisa da Deloitte revela que 55% dos consumidores usam dispositivos móveis para pesquisar produtos enquanto estão em lojas físicas, demonstrando como o ambiente online e offline estão intrinsecamente ligados.
Para as empresas, a compreensão do comportamento do consumidor online é essencial. Ter uma presença online eficaz é mais do que apenas uma tendência; é uma necessidade. Estudos mostram que 82% dos consumidores pesquisam online antes de fazer uma compra significativa (Retailing Today). Isso significa que sua empresa precisa estar presente e visível no mundo digital.
Além disso, um estudo da BrightLocal indica que 88% dos consumidores confiam tanto nas avaliações online quanto nas recomendações pessoais. Portanto, incentivar os clientes a deixar avaliações positivas e responder de forma ativa às críticas negativas é uma estratégia crucial para construir e manter uma boa reputação online.
Outra pesquisa da Nielsen aponta que 60% dos consumidores estão mais propensos a comprar de marcas que eles seguem nas redes sociais. Isso demonstra a importância de criar uma presença sólida nas redes sociais e envolver os clientes de maneira autêntica.
1. Conheça seu Nicho e Público-Alvo
Comece definindo com precisão qual é o nicho de mercado que sua empresa atende e quem são seus clientes ideais. Quanto mais detalhado for esse perfil, mais eficaz será sua estratégia de marketing digital, permitindo que você se comunique de forma mais direta e relevante com seu público.
2. Construa uma Identidade Digital Consistente
Assim como sua empresa física possui uma identidade visual e uma cultura organizacional, sua presença online deve ser coerente com esses elementos. Contrate a Agência Digital Amdev e garanta que a criação do seu site, redes sociais e demais canais transmitam a mesma imagem e valores que sua marca representa.
3. Invista em um Site Profissional e Responsivo
Seu site é a vitrine virtual da sua empresa, por isso, invista em um design profissional que seja responsivo e adapte-se a diferentes dispositivos. Certifique-se de que seu site seja de fácil navegação, transmita confiabilidade e ofereça informações detalhadas sobre seus produtos ou serviços.
4. Adote uma Estratégia de Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma abordagem eficaz para atrair e envolver seu público-alvo. Crie um blog em seu site e compartilhe informações relevantes, dicas, insights do setor e novidades. Isso ajudará a construir autoridade em sua área de atuação.
5. Esteja Presente nas Redes Sociais Relevantes
Identifique as redes sociais que melhor atendem ao seu público e à natureza do seu negócio. Mantenha uma presença ativa e estratégica nessas plataformas, interagindo com seus seguidores, compartilhando conteúdo relevante e promovendo sua marca de maneira consistente.
6. Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)
Aqui na Amdev, durante a criação de sites otimizados, nos atentamos muito com o rankeamento do seu site nos motores de busca e otimizamos ao máximo para que seu site e conteúdo, sejam facilmente encontrados pelos mecanismos de busca, como o Google, com palavras-chave relevantes ao seu setor. Isso aumenta a visibilidade e atrai mais tráfego orgânico para seu site.
7. Registre sua empresa em buscadores
É muito importante ter sua empresa cadastrada tanto no Google Maps com o endereço, como também, o seu site e outras informações no Google Meu Negócio. Registre sua empresa e ligue-a as melhores palavras-chave relacionadas ao seu produto/serviço.
8. Acompanhamento e Análise de Resultados
Por fim, não negligenciamos a importância de monitorar e analisar os resultados das suas estratégias digitais. Contamos com ferramentas de análise para avaliar o desempenho do seu site, campanhas de marketing e presença nas redes sociais. Com base nesses dados, é feito ajustes em suas estratégias conforme necessário para otimizar resultados e alcançar o sucesso no mercado digital.
Referências:
PwC, "Total Retail 2016," https://www.pwc.com/gx/en/industries/retail-consumer/total-retail.html
Deloitte, "Navigating the New Digital Divide: Digital Influence in US Retail," https://www2.deloitte.com/us/en/pages/consumer-business/articles/navigating-the-new-digital-divide.html
Retailing Today, "Report: 81% Research Online Before Making a Big Purchase," https://www.retailingtoday.com/report-81-research-online-making-big-purchase/
BrightLocal, "Local Consumer Review Survey," https://www.brightlocal.com/research/local-consumer-review-survey/
Nielsen, "Global Trust in Advertising," https://www.nielsen.com/us/en/insights/report/2015/global-trust-in-advertising-2015/
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